Advento da Família Rotária

Elizene Bomfim de Araujo (Lize)
Coordenadora Distrital 2007/2008

Graças à visão empreendedora de Paul Percy Harris e seus companheiros foi possível tornar real o advento da família rotária, e, hoje, anos após o seu Centenário, temos a certeza de que o mundo todo ganha com isso, pois há uma legião enorme de voluntários em prol de serviços humanitários. São essas pessoas, dedicadas em fomentar o companheirismo e o ideal de servir ao próximo. Marcados de muitas lutas e conquistas, e sempre baseados no lema maior que é “Dar de Si Antes de Pensar em Si Si”, conscientes de que “Mais se Beneficia Quem Melhor Serve”.
Quando percorridos alguns anos, desde a sua fundação em Chicago, no período de 1949-50 tornou-se uma prática constante o presidente eleito de Rotary International lançar um lema que serve de inspiração a todos os rotarianos no período de sua gestão.
Prestando então uma homenagem há mais de um século de serviços de RI, torna-se oportuna esta pequena reflexão, e já pegando carona nos lemas inspirados desde a criação deste nosso Distrito 4560, que tão bem nortearam os nossos governadores até aqui, ano rotário de 2019.

O Distrito 4560 nasceu sob o lema de Ernest G. Breitholz, presidente de RI no ano rotário 1971/72… Dizendo ao então Governador Distrital Luiz Gonzaga Mauad, que se “A Boa Vontade Começa Conosco” aproveitemos bem essa viagem de reflexão como rotarianos, e também como seres humanos.
No giro desta tournée e a pedido do Clairmen Geraldo Horta Sanábio, primeiro visualizemos o nosso símbolo Rotário:
– É destaque em qualquer lugar que se apresente, e um marco de boas-vindas a todos que chegam onde ele existe. Mas… “Examinemos Novamente”, disse Sanábio.
Quando no ano seguinte, veio outro Governador Bendito Valias de Rezende/Odete, fazendo à mesma observação: – O que significa para nós esse símbolo rotário? Essa engrenagem que roda o mundo, essa roda denteada com seu encaixe perfeito, que segue irmanada entre povos e nações com dinamismo sempre nos alertando que “É Hora de Agir”, e o que ela representa para todos nós rotarianos.
Foi por isso que Waldemar Henrique Rausch/Geni, com entusiasmo solicitou a cada companheiro que “Renove o Espírito de Rotary”, sendo depois verdadeiro motivo de orgulho para nós brasileiros, quando então assumiu a presidência 1975/76 de RI o companheiro Ernesto Embassay de Mello, juntando as forças com o governador Celso Jadir Gorgulho Junqueira/Mª Aparecida, logo foi dizendo:
– Façamos tudo para “Dignificar o Ser Humano”.
E ora, disse em 1976/77 nosso Gov. Oswaldo Louzada Serra/Creurice, se “Eu Creio em Rotary”, não é para ficar em evidência, mas sim por ter como único objetivo o de “Servir para Unir a Humanidade” vem nos lembrar Francisco de Assis Castilho Moreira/Neusa, no ano 1977/78. De forma que possamos angariar benefícios em que esta mesma humanidade possa viver num mundo melhor. Mas para que isso aconteça é preciso que você “Estenda a Sua Mão” a fim de abraçar o lema rotário 78/79 com Ciro dos Santos/Mª de Fátima, e juntos, com Joaquim dos Santos Siqueira/Eliane, peçamos ao Deus criador “Que o Ideal de Servir Ilumine o Caminho”, em 1979/80.
Ainda que, cientes de termos uma profissão e outros afazeres, disse Jasper Leonel da Silva, isso 1980/81: “Encontremos Tempo para Servir”, levando a todos os homens a “Compreensão e Paz Mundial Através do Rotary”, como bem disse o lema de Rubens de Souza Nilo “A Humanidade é uma Só, Criemos Pontes de Amizade em Todo Mundo”, enfatiza ainda o Gov. 1982/83 José Otávio de Azevedo/Nilda, de forma que sejamos nós a própria ponte como elo de companheirismo.
Não sejamos egoístas, disse Sebastião Naves da Silveira/ Ruth, com igualdade “Compartilhemos Rotary para servirmos nossos semelhantes. E orientados deste modo, por Guaracy de Castro Nogueira/Yvette, que aonde quer que vá cada rotariano “Descubra um novo mundo de Serviços”, porque a resposta está com Zoroastro Ferreira de Andrade/Heliana, quando diz que “Você é a Chave” e a luz de um “Rotary que leva a Esperança”, com Álvaro Pereira.
Sempre unidos nesta engrenagem altruísta, orgulhosos de pertencermos a esta instituição, sempre de mãos dadas com o Gov. 87/88 José de Alencar e Silva/Odete, para que nossas ações falem mais alto, pois afinal somos “Rotarianos unidos para Servir Dedicados à Paz”.
Agora, prezados companheiros é a vez de Edmundo Pereira Dantas Filho/Mª José, governar este Distrito e essa gama de voluntariado, questionando, se você está vivo… “Dê Vida ao Rotary: Viva–o intensamente!”, conquanto se alguém pensou que a indicação “Desfrute Rotary” com Walter Bachmann/Célia, parecia simples, percebeu mais uma vez o saudoso Presidente de RI, o brasileiro Paulo Viriato Correa da Costa, e o então Governador Gabriel de Siqueira Lopes/Mª Stela, que “Valorizar Rotary Com Fé e Entusiasmo” não é fácil, porque é preciso ser disponível e despojado para que se “ Olhe mais Além de Si Mesmo”, confirmou Gastão Neto Barbosa/Wilba, sempre numa aceitação sem distinção, fazendo-nos entender o Gov. Juscelino da Silva/Neuza, que “A Verdadeira Felicidade está em ajudar o Próximo”, numa busca constante com Lindley Gregório Mendes/Darcy, de se oferecer o melhor, bastando apenas que você “Acredite no que faz e Faça Aquilo em que acredita”, de forma que “O Seja Amigo” na vez de Valdizar Roosevelt Diniz Barbosa/Arlete, siga abraçando o lema rotário de João Márcio de Carvalho Rios/ Nilda, pedindo que ”Atue com Integridade, Sirva com Amor e Trabalhe pela Paz”, Pois somente assim agiremos para que se “Construa o Futuro com Ação e Visão”, como nos disse Carlos Alberto de Araujo Peçanha/M. Isabel, em 1996/97.
Com ênfase, vem Juventino Júlio de Souza/Cida – 1997/98 a todos conclamar:
-“Mostre que o Rotary se interessa! ”
Isso posto, Zoroastro Pimentel Boeri/Zélia, falando com muita propriedade, reafirma que somente assim é possível que você “Torne Real o Seu Sonho de Rotary”, indo em busca do novo milênio com Sergio Fernando Bonani/Mª Inês, rumo ao Rotary 2000, e dessa forma, “Agir com coerência Sendo Atuante”. Incentivando a todos os companheiros vem Celso Falabella de Castro Filho ousar mais, fazendo “Criar consciência sendo Atuante”, e recordando-nos vem em 2001/02 a primeira mulher eleita Governadora, Patrícia Gonçalves Nogueira, dizendo que: – “A Humanidade é a nossa Missão”.
Portanto, sempre queridos companheiros, levados pelo entusiasmo de um novo Presidente de RI, Bhichai Rattakul, agindo ele com a excelência de exímio jardineiro, deu a João Carlos Barbosa/Marta, a nobre incumbência: “Plante Sementes de Amor”. Pensando nisto, rogo a todos que olhe ao seu redor e abrace mais a causa rotária, “Dê a Mão ao Próximo” e a José Otávio de Azevedo/Nilda, pela segunda vez na governadoria do Distrito 4560.
Finalmente no ano de 2005, ano do Centenário de Rotary International, pudemos erguer nossas taças em tributo a Paul Harris e aos seus companheiros, aos rotarianos do mundo inteiro, fazendo ecoar a nossa voz, e a nossa vez com o Presidente de RI Gleen E. Stess e o nosso governador Aroldo Ribeiro Campos/Eveline. Como família unida no ritmo da batida de um só radiante e grandioso coração, juntos “Celebremos Rotary!!!”, na certeza que ao “Dar de Si Antes de Pensar em Si”, o Gov. Antonio Elcio Coelho Sarto/Ângela, nos fará chegar até Huáscar Soares Gomide/Marina, para que sempre “Mostremos o Caminho” a todos aqueles que necessitem, pois somente assim, disse Luiz de Araujo Filho/Elizene, todos saberão que “Rotary Compartilha”.
E segundo os ideais de Murillo Afonso Ferreira/Norma soma-se os nossos desejos de que “Realizemos Os Sonhos” focados naquilo que se tornou objeto da mais alta aspiração, ou seja, uma maior conscientização dos rotarianos na luta pela erradicação da pólio, no mundo.
Em 2009/2010 o Governador Carlos Alberto Dias Coelho/Zilda, nos lembra que “O Futuro do Rotary Está Em Suas Mãos”, isto significa que realizando no presente estaremos garantindo o futuro da nossa organização. E para consolidar isso, ainda que por motivos imprevistos, deu-se a tal compromisso a continuidade de novamente no exercício da Governadoria Luiz de Araujo Filho/Elizene, mesmo que por um breve período, levar a bom termo o mesmo lema de 2009/2010.
Enquanto isso, Walmor Zambrotti/Cida, com muito entusiasmo, garra e determinação norteia o Distrito 4560 com o lema escolhido pelo então Presidente de RI, Ray Klinginsmith, ano rotário 2010/2011, com objetivo de “Fortalecer Comunidades, Unir Continentes”, girando mais uma vez a nossa roda denteada, ora seguindo o seu curso sempre fazendo o bem no mundo, mundo este que pertence a toda humanidade. Dessa forma, reportando aos lemas em que os Presidentes de RI têm escolhido para orientar os seus Governadores Distritais, nós rotarianos devemos relembrá-los, visando extrair o que há de melhor, e unirmos nossas forças sob a liderança do Governador Fabiano Antonio de Souza/Magali, e assim, agindo de forma continuada vamos escrevendo nossa história nos anais dessa grande família, embasados de uma profunda reflexão sobre o lema 2011/2012, aquilo que é solicitado a cada companheiro – “Conheça a Si Mesmo para Envolver a Humanidade”.
Após um ano, revigorado, sábia centelha divina é novamente lançada em solo rotariano, expressa na mensagem “Paz Através do Servir”, na posse do Governador 2012/2013, Aristides Beraldo Garcia/Cidinha, exortando a todos que atentem para este objetivo pacífico com ideais fraternos e mais humanos. Portanto, sempre dentro da mesma filosofia, a ordem “Viver Rotary Transformar Vidas” se propõe a Virgilio Augusto Resende Bandeira/Adriane, para a jornada 2013/2014, o qual, prontamente, acata num gesto de continência fazendo ecoar pelo Distrito como um grito de guerra… Abrace esta idéia!
A partir desta ideia visualizamos o Governador 2014/2015, Ângelo Antônio de Freitas/Herly, motivado a acender a nossa tocha rotária, há de espalhar sua luz pelo caminho de toda pessoa que a busque, destarte “Faça o Rotary Brilhar”. É quando, então, seu luzir resplandecente haverá de incutir em cada rotariano sob o comando do presente Governador Paulo Roberto Ramos/Marilene o seu melhor desempenho em finíssimo papel, trajando-se do lema 2015/2016 “Seja Um Presente para o Mundo” … Ofertando a Si mesmo.
E dessa forma agradecer o dom da vida seguindo sempre em frente, pois eis que surge de além-mar o novo lema rotário 2016/2017, agora sob a influência do Governador João Otávio Veiga Rodrigues/Carmem, casal entusiasta, ao qual caberá trabalhar a imagem maior de nossa organização, expondo em ato contínuo o “Rotary a Serviço da Humanidade”
Ao findar o venturoso ano, eis chegado o momento de festejarmos novo sopro de origem celestial, incorporado ao lema do então Presidente de RI Ian Riseley, advertindo toda família rotária de que o “Rotary faz a diferença “, a ser lapidado pelo Governador 2017/2018 João Bosco Ribeiro Béze e sua esposa Vani, um casal brilhante na expressão de sua força e determinação. Agora, determinação e vontade ferrenha são as características encontradas em Paulo Sérgio Azevedo, que vê realizado o seu maior desejo como rotariano, o de tornar-se Governador Distrital, quiçá pelos desígnios de Deus lhe foi concedido o ano rotário 2018/2019, para que o mesmo “Seja a Inspiração”, a ser levada a todo Rotary Club do Distrito.
Agregando ao novo tempo de caminhar junto às tecnologias existentes. Assim, o ano rotário 2019/2020, capitaneado pelo dinâmico Governador Paulo Marcos de Paula Lima/Selma, que seguindo os passos de seu pai, saudoso Governador 60/61, Almir de Paula Lima, cujo legado “Conhecer Para Amar”, decididamente implementará esforços para que o nosso Distrito obtenha maior proveito das ferramentas que demonstrem que “O Rotary Conecta O Mundo”, e isso somente ocorrerá com empenho de todos associados.
Eis que incentivados à essa grande conexão, novo frisson paira no ar do Distrito 4560, são companheiros ansiosos pelo Lema rotário 2020/21. Coube a responsabilidade de semeá-lo ao Governador Silveira Umbelino Dantas/ Heliane, casal privilegiado de visão espacial, segue gerando expectativas positivas e concretas dentro do conceito de que o “Rotary Abre Oportunidades“ corroborando potenciais lideranças a agir em prol dos necessitados.
E a roda gira novamente, gira para compartilhar ideias inovadoras de um mundo em transformação, onde a bondade Divina escolhe o casal Governador 2021/2022 José Carlos Azevedo/Andrea, pessoas virtuosas e os adapta ao momento de “Servir Para Transformar Vidas”, entusiasmo não lhes falta, e o Distrito 4560 certamente sempre avante!
E cá estamos nós já nos derradeiros momentos dessa transformação acima, pois é chegada a hora de sentarmos à mesa saboreando um bom café com biscoito. Assim, buscando fortalecer o companheirismo junto ao casal Governador Fernando Caputo/Helenice; casal criativo e de visão holística, que chega propondo aos associados o lema rotário 2022/2023 “Imagine Rotary” incentivando-os a sonhar e a realizar grandes feitos em suas comunidades, e pelo mundo. Enfim, soltar as asas da imaginação é preciso… Servir também.
O presidente eleito do RI, Gordon McInally, para o ano rotário 2023/2024 pede ao Rotary que “Crie Esperança no Mundo” contribuindo com assuntos a respeito da paz e do bem-estar mental, procurando manter a atenção do mundo voltada para a construção da dignidade humana, cuja tarefa deverá ser perseguida sob a liderança do Governador Sergio Quintanilha/Camila… E viva Rotary!

 

Texto adaptado aos lemas:
Elizene Bomfim de Araujo (Lize)
Coordenadora Distrital 2007/2008
Associada: RC de Ouro Fino/MG

Rolar para o topo