Helenice Silva Demartin Caputo

Um novo Ano Rotário se inicia e com ele se renova também a Coordenadoria das Casas da Amizade – ASR´s.

O Rotary nos orienta para a vida. O Rotary nos estimula a sermos melhores, nos confere objetivos e metas de vida, nos traz o porquê de estarmos neste mundo; inspira compaixão, entendimento, força de luta.

Nesse novo cenário mundial, recebemos a dádiva de voltarmos a nos encontrar, com os devidos cuidados, a nos socializarmos, novamente, a trocarmos abraços, a expressarmos quem nós somos de fato.

Temos a felicidade de comemorar os 100 anos de Rotary no Brasil, como bem expôs o Governador Fernando.

Quem imaginaria, embora houvesse o desejo, que teríamos uma representante feminina na Presidência do Rotary Internacional; um presente para nós mulheres e um orgulho para as Casas da Amizade.

As Casas da Amizade sentem-se entusiasmadas em poder vivenciar esse momento tão grandioso, cujo inspirado Lema “Imagine o Rotary” nos proporciona possibilidades infinitas para realizarmos nossas metas, nossos trabalhos, pautados pelo nosso Ideal de Servir, em parceria com o Rotary.

A Casa da Amizade, antes de tudo é CORAÇÃO – “Só se ama o que se conhece”.
A Presidente Jenniffer nos conclama a vivenciarmos entre outras coisas, “Diversidade, Equidade, Inclusão.

Então, minhas companheiras, Casa da Amizade e Rotary irmanados, trabalhando juntos para a realização de suas metas e anseios para o bem maior que é servir, o que a Casa da Amizade faz com galhardia.

Ao celebrarmos a diversidade, equidade e inclusão, a Presidente Jennifer quer que todos nós saibamos conviver e aceitar as diferenças entre as pessoas, sejam elas de religião, sexo, raça, orientação sexual e tantas outras.

Há várias maneiras de interpretarmos as cores do nosso Lema: Juntas são as cores do movimento de meninas.

ROXO – Pólio;
Sermos criativas, ter a mente aberta.
Verde- meio ambiente.
Branco – paz.
Baseada em suas mensagens, adaptei para as ASR´s.
Entender as necessidades e desafios de nossas ASR´s

Quando agimos juntas não falamos só por nós, mas nos tornamos a voz de todos, dos ideais, das necessidades…

Precisamos entender nossas necessidades, nossos objetivos, os das ASR´s, os do

Rotary, para desenvolvermos um trabalho eficiente, eficaz para o bem da humanidade.

Precisamos ter entusiasmo pelo bem que podemos e devemos fazer.

Sermos desbravadoras/es. Não é repetir o passado, mas aprendermos com ele e aplicar o aprendizado na construção de um futuro mais harmonioso.

O mundo muda e com ele nós mudamos também.

É imprescindível cuidarmos uns dos outros. Barreiras culturais devem ser ultrapassadas.

A inclusão é um ponto alto. Assim, apreendemos o que de melhor cada um pode oferecer.

Devemos, também, dar continuidade as metas de nossa antecessora e acrescentar outras que julgarmos necessárias para que o resultado se concretize da maneira esperada.

Precisamos refletir: A COVID mudou o mundo, a todos. Temos lições profundas a aprender e um dos maiores desafios é nos adaptarmos ao que vem para que a vida siga, e, para melhor.

Então, é necessário nos fortalecermos para mantermos nosso ideal de servir e desenvolver nossas maneiras de trabalharmos.

O que nos orienta a Presidente Jennifer (foi para os Rotarianos); nós somos convocadas como parceiras, a sermos o esteio deles em sua vida e em seu trabalho.

Todas nós da Casa da Amizade somos o esteio dos rotarianos.

Nossa função agora se intensificou. “Nós temos uma força que é só nossa, de nossa natureza feminina”.

Trabalhar em equipe, em parceria é fundamental. Manter a responsabilidade, a união, ter amor no coração, ética, compaixão, cuidado com o outro é o segredo do

Sucesso no Ideal de Servir.
“Imagine o Rotary”.
Eu digo: “Imagine o ROTARY e a ASR juntos”. “LIBERDADE PARA SONHAR, VOAR , REALIZAR”

Governador Fernando, a Coordenadoria das ASR`s te deseja uma gestão profícua, de metas e ideais realizados com as bençãos e proteção Divina. Muita luz em seu caminhar.

‘‘IMAGINE UM MUNDO QUE MERECE O MELHOR QUE TEMOS A OFERECER, ONDE ACORDAMOS TODO DIA COM A CERTEZA DE QUE PODEMOS FAZER A DIFERENÇA”
“Presidente Jennifer Jones”

Rolar para o topo