São Tiago

São Tiago, a famosa Terra do “Café-com-Biscoito“, está localizada na região sudoeste do estado, no Campo das Vertentes, a cerca de 200 km da capital, Belo Horizonte e a cerca de 50 km dos destinos históricos de São João del-Rei e Tiradentes. Pertencente à Estrada Real, Circuito Trilha dos Inconfidentes e ao Caminhos de São Tiago, foi fundada por bandeirantes espanhóis no ano de 1708. Os primeiros habitantes da região teriam se fixado, na busca por ouro, ao redor de uma capela erguida em homenagem ao santo padroeiro São Tiago, na “Fazenda das Gamelas” (situada entre o rio do Peixe e o rio Jacaré).
Em 1802, já figurava numa relação de arraiais do termo da Vila de São José. No ano de 1849, São Tiago se tornou distrito de São João del-Rei, e, mais tarde, de Bom Sucesso. Em 27 de dezembro de 1948, foi criado o município, com a emancipação oficial em 1° de janeiro de 1949. Hoje, compreende uma área de 571 Km², com cerca de 11 mil habitantes. Além de ser reconhecida como a Capital Estadual do Biscoito, pela Lei Estadual 23.946/2021, por causa da tradição com as quitandas e biscoitos.

Economia
A economia local está relacionada com a agropecuária e a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. Nos últimos anos, a produção de biscoitos, tradição desde a época dos tropeiros, se consolidou e assumiu um papel muito importante para o município.
Existem cerca de oitenta fábricas de biscoitos que geram centenas de empregos diretos e indiretos. Destacam-se a torradinha (confeccionada em diferentes sabores) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho de goiabada, entre outros.

Religiosidade
A religiosidade transborda em São Tiago, município que leva o nome de seu padroeiro. A Igreja Matriz é em estilo Neoclássico e a cidade também conta com a “Igreja do Rosário”, a “Igreja de São Sebastião” e o “Santuário Deus e Pátria”, também conhecida como “Igreja do Senhor dos Montes”. O “Santuário Deus e Pátria” se destaca pelas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e, internamente, a temas bíblicos.
A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. Foi edificada pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Turismo
São Tiago pertence à Estrada Real, ao circuito Trilha dos Inconfidentes e a um dos maiores roteiros turísticos de Minas Gerais, o Caminhos de São Tiago. Além de estar localizada próxima dos municípios históricos Tiradentes e São João del-Rei, cerca de 50 km. A população local é simples, alegre e hospitaleira. Assim, os visitantes são recebidos com mesas fartas de quitandas e uma boa prosa, simpatia típica do interior mineiro.
A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. Foi edificada pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Belezas naturais
São Tiago tem belas montanhas para escaladas e apreciação de paisagens de tirar o fôlego. Bem como grande área verde preservada, ideal para trilhas (a pé, de bicicleta, moto ou a cavalo). Além de lindos rios e cachoeiras.
A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. Foi edificada pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Lazer
A Estância Cardume é um espaço de lazer e eventos, que conta com belíssima estrutura que valoriza a integração com a natureza. Possui uma ampla piscina com bar molhado, sauna, ofurô, um fascinante aquário a céu aberto para mergulho com peixes, restaurante, tanques para pesca esportiva, redes para descanso dentro e fora d’água, playground e ambientes ao ar livre, para contemplação das riquezas naturais da região do Campo das Vertentes. O empreendimento está localizado na BR 494 – km 140,5. Distante a 12 km de São Tiago e 54 km de São João del-Rei.

Outro lugar ideal para visita é a Fazenda Lua dourada, localizada a 9 km de São Tiago (sentido Oliveira). A Fazenda foi sonhada e construída através de uma história de amor digna de cinema, entre o oliveirense Luiza Tiago e a inglesa Mary Anne. O visitante pode colher e saborear frutas diretamente do pé, além de conhecer um lugar destaque em nível nacional pela produção de morango, pêssego, ameixa, uva, pera e maçã.

Distritos e Povoados
O município possui um distrito, denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha). Assim como doze povoados na zona rural. Além de duas comunidades com características quilombola: São Pedro da Carapuça e Içara.

Festas e eventos
De janeiro a dezembro em São Tiago, seu distrito e povoados, acontecem diversas festas e eventos. Destacam-se a Festa de São Tiago e a Festa do Café-com-Biscoito.
A Festa de São Tiago acontece a partir da segunda quinzena de julho para celebrar o padroeiro (25) e a emancipação política do município (26). Além dos cerimoniais religiosos, bailes e shows de rua animam moradores e turistas.
A famosa “Festa do Café-com-Biscoito” acontece uma vez ao ano, no segundo final de semana de setembro, quando a acolhedora Praça da Matriz fica repleta de barracas de biscoitos, artesanatos e produtos da agroindústria loca. São servidos, gratuitamente, toneladas de biscoitos (mais de 150 tipos) e milhares de litros de café.

O evento foi idealizado a partir da tradição loca. Desde o século XVIII, famílias aqui estabelecidas, simpáticas e hospitaleiras, recebiam os tropeiros com mesas fartas de café e quitandas deliciosas como biscoitos de fubá e polvilho. Além de comidas feitas em panelas de barro ou ferro, direto do fogão a lenha. Inclusive, as atividades agropecuárias como o cultivo de mandioca e a fabricação do polvilho, base para a confecção dos biscoitos, se manteve em destaque na economia da região até dar lugar à produção de leite e café. Assim, a história dos biscoitos se cruza com o desenvolvimento da cidade. As receitas passadas de geração para geração, continuaram a ser oferecidas aos visitantes e servidas em eventos religiosos e/ou sociais como batizados, casamentos e festas tradicionais. Entretanto, foi na década de 90, que o povo são-tiaguense, em busca de uma nova atividade que assegurasse a melhoria de suas condições socioeconômicas, investiu no velho saber, com a produção de biscoitos em escala industrial


Em 1999, surgiu a ideia de realizar a “Parada do Café-com-Biscoito”, projeto aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura, que depois se tornou a “Festa Café-com-Biscoito”. A festividade é um marco cultural, que abrange diferentes públicos.

Rolar para o topo